Receitas Tradicionais

Arroz Doce Tradicional

Ingredientes

Arroz Carolino – 250 gr
Leite – 350 ml
Açúcar – 200 gr
Gema – 4
Limão – 1 Casca
Canela – 1 Pau
Canela – Em pó para servir ou decorar
Sal – Uma pitada

Instruções

Começa-se por cozer o arroz em água, põe um pouco mais do dobro de água que a quantidade de arroz (600 ml), põe a casca de limão, pau de canela, o arroz e uma pitada de sal.
Baixa o lume para brando e deixa cozer até a água evaporar toda, como se tivesses a fazer um arroz cozido.
Aquece á parte o leite (no forno ou microondas), quando o arroz estiver cozido, acrescenta aos poucos o leite, põe um pouco, vai mexendo, quando precisar de mais, deita mais um pouco de leite, vai fazendo assim pouco a pouco até usares todo o leite.
Depois adiciona o açúcar e mexe bem até ficar bem misturado, eu normalmente adiciono o açúcar a olho porque não gosto de arroz doce muito doce, mas podes misturar 3/4 e provar e põe mais se quiseres.
Tira do lume e deixa arrefecer um pouco, á parte numa tigela bate as gemas e depois tira umas colheres do arroz doce e junta ás gemas (queres aumentar a temperatura das gemas sem as cozinhar, assim não coalham), mistura bem e depois junta as gemas ao arroz doce e mistura bem.
Volta o arroz ao lime para engrossar por mais uns minutos, depois retira do lume (tira o o pau de canela e a casca de limão) e põe em taças pequenas ou em frascos (eu gosto de frascos hehehe ficam super portáteis).
Podes comer morno ou podes deixar 1hora no frigorífico antes de servir, sempre com canela por cima.

Informação Nutricional

Doses: 5・Tempo: 40 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 1323 kcal・Gorduras: 21 gr・Proteínas: 26 gr・Carboidratos: 263 gr

Mostrar mais
MaisLusa

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Ver também

Close
CLOSE
CLOSE
Close