Receitas Tradicionais

Pasteis de Nata

Ingredientes

Massa
Farinha – 300 gr
Manteiga – 250 gr (fria)
Água – Q.B. (fria)
Sal – Uma pitada

Recheio
Nata – 500 ml
Gema – 9
Açúcar – 9 Colheres de Sopa
Canela – A gosto
Açúcar – A gosto (em pó)

Instruções

Começa pela massa folhada (como disse em cima, podes sempre saltar este passo comprado massa folhada já feita), é preferível fazeres isto numa máquina, mistura a farinha com uma pitada de sal, põe a manteiga (fria) lá dentro cortada em cubos e mexe com a máquina até teres uma massa e a manteiga estar razoavelmente dispersa, o que deve dar uma mistura bastante farinhenta.
Agora tira a massa para fora e vais acrescentar aos poucos água até criares uma massa que podes manusear, amassa um pouco mas não muito (porque o calor das tuas mãos vão começar a amolecer a manteiga e tu não queres a manteiga derretida), o suficiente para teres uma massa.
Agora está na altura de folhar a massa, estende a massa num retângulo, depois dobra a partir dos lados mais compridos, até 1/3 e depois dobra o outro lado, de forma a ficares com um retângulo comprido e mais grosso, agora enrola esse retângulo como um caracol, e volta a estender a massa, repete este processo mais 2 vezes (para um total de 3 vezes), o que isto cria é prender ar entre as camadas de massa.

Agora põe película aderente na massa e põe de parte a descansar, pelo menos 30 minutos.
Depois de descansado, estende a massa até ter pelo menos 2 cm de espessura, usa um disco/copo para cortar discos da massa e coloca cada disco numa forma de queques, toma cuidado para ficar bem acomodada, se esta for de metal unta primeiro com manteiga, se for de silicone não é preciso.
Para fazer o recheio, leva ao lume em banho-maria as gemas batidas com açúcar e natas, vai mexendo com uma varinha até começar a engrossar, nesse ponto tira de parte e deixa arrefecer um pouco, por fim deita em cada forma um pouco do preparado, não deites até acima porque a massa vai crescer e não queres que saia por fora.
Leva a um forno pré-aquecido a 180C durante uns 25 minutos, até os pasteis estiverem tostados e cozidos completamente.
Serve com açúcar em pó e canela em pó á parte para polvilhar por cima.

Informação Nutricional

Doses: 6・Tempo: 95 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 5013 kcal・Gorduras: 379 g・Hidratos de Carbono: 355 g・Proteínas: 61 g

Mostrar mais
MaisLusa

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Ver também

Close
CLOSE
CLOSE
Close