Receitas Tradicionais

Sonhos de Natal

Ingredientes

Massa
Água – 400ml
Farinha – 200gr
Manteiga – 50gr
Açúcar – 30gr
Farinha Maizena – 50gr
Ovos – 5
Limão – 1 Casca
Sal – Uma pitada

Calda
Açúcar – 500gr
Limão – 1 Casca
Laranja – 1 Casca
Canela – 1 Pau

Instruções

Começa pela massa, num tacho põe-se a água, a manteiga, o açúcar, e uma casca de limão e uma pitada de sal, leva tudo ao lume até levantar fervura.
Depois de levantar fervura, retira a casca de limão e começa a juntar as farinhas peneiradas e misturadas.
Mexe tudo bem com uma colher de pau até criar uma bola, retira a panela do lume e retira a massa para dentro de uma tigela grande ou alguidar, mexendo sempre até a massa arrefecer completamente.
Por fim junta os ovos a massa um a um, batendo sempre cada vez que juntares o ovo até ficarem completamente integrados na massa.
Agora aquece óleo para uns 150ºC tu queres bastante óleo mas não super quente.
Deita colheradas de massa no óleo, não ponhas demasiadas para não baixar a temperatura, enquanto os sonhos forem alourando, pica com um garfo para não arrebentarem, depois de bem louros, retira para papel absorvente para arrefecer.
Depois de escorrido do excesso de óleo põe os sonhos na calda de açúcar (ou rega por cima) e depois polvilha com açúcar e canela a gosto.
Para a calda, leva ao lume a ferver 300ml de água, junta o pau de canela, as cascas de limão e laranja, deixa ferver uns 15 minutos até criar ter uma consistência mais suave, retira as cascas e o pau de canela e deixa arrefecer antes de juntares aos sonhos (senão estes vão absorver demasiado e ficar moles).

Informação Nutricional
Doses: 8・Tempo: 80 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 3537 kcal・Gorduras: 66 g・Hidratos de Carbono: 706 g・Proteínas: 47 g

Mostrar mais
MaisLusa

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Ver também

Close
CLOSE
CLOSE
Close